Com a benção de Deus, encontrarás mais segurança e paz, nas estradas do tempo, garantindo-te o êxito preciso nos deveres de cada dia, a caminho da vida maior. Emmanuel

segunda-feira, 18 de abril de 2011

SEMANA SANTA E ESPIRITISMO: ALGUMAS REFLEXÕES.


SEMANA SANTA E ESPIRITISMO: ALGUMAS REFLEXÕES.
Joedla Rodrigues de Lima
Que reflexões podemos retirar da questão semana santa e doutrina espírita? Em primeiro lugar a doutrina espírita não adota práticas especiais neste feriado de cunho religioso, como também em outros, portanto, não há celebração especial nesta data por parte do movimento espírita, embora haja atitude de respeito às expressões de fé instituídas no Brasil há séculos.
 Entretanto a época abre espaço para reflexões e nesta oportunidade remeto à busca de qual o sentido desta data para nós os cristãos em geral? Não vou me deter no fato histórico, na busca das responsabilidades, no grau do sofrimento ou até que ponto Jesus provocou ou não a ocorrência daquele fato. Estas Informações são discutidas exaustivamente nos livros e revistas que tratam deste fato histórico.
Espíritos amigos informam que nestas datas relevantes para a comunidade cristã, espíritos benfeitores prestam homenagem à Jesus pois a terra (leia-se comunidade cristã) é tomada por clima de prece, de sentimento de amor, sua psicosfera[1] encontra-se mais suavizada e auxilia nas ações de amparo a espíritos em dificuldades, sofredores, tanto encarnados, quanto desencarnados.
Estes espíritos bondosos são gratos à Jesus, pela sua mensagem e testemunho de amor e expressam na prática da caridade direcionada aos espíritos terrenos, principalmente os de coração mais endurecido, que ainda estão envolvidos nas teias da revolta. Eles enfrentam o desafio de amar mais os que ainda odeiam muito e oferecem à Jesus cada coração que conseguiram tocar com a mensagem libertadora  do amor.
A Paixão de Cristo seria a etapa mais importante da sua tarefa? Não na visão espírita que ao invés de selecionar o momento mais importante delega a toda a sua história igual grau de importância. Derivado desta percepção, caso ele queira colocar no seu lar uma imagem que represente Jesus escolhe uma em que ele se encontre ativo, acolhendo, ensinando, curando em vez de representá-lo crucuficado, em sofrimento. Para o espírita Jesus é Mestre por excelência, é um educador que ensina-nos como agir rumo ao sumo bem. Não seria o derramamento do sangue que teria significado, mas toda sua trajetória que ensina-nos como vencermos-nos, como agirmos como filhos de Deus
Mas que lição poderíamos retirar destes dias? A trajetória caracterizada pela semana santa seria a desconstrução das verdades adotadas até aquela data. Jesus inaugura uma nova fase pautada na compreensão de Deus Pai, misericordioso, que acolhe os que sofrem, que não desampara e o próprio Jesus que traz como marca maior o servir e o amar ambos como exercício da humildade.
Jesus desconstrói verdades recolocando em seu lugar a outras, por isto a humanidade não conseguiu suportá-lo. Nestes dias fica a reflexão para todos nós cristãos: já temos construído tais princípios em nossa vida? Se hoje ainda reconhecemos a dimensão do desafio de ser cristão, avaliemos naquela época. Por isto Jesus falava a todos nós, reconhecendo a importância das reencarnações futuras, porque sabia que ainda não poderíamos suportar sua mensagem.


[1] Atmosfera espiritual formada pela emanação dos pensamentos dos habitantes do planeta.

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Os espíritos nos aconselham


NÃO TURBE O SEU CORAÇÃO

Não turbe o seu coração
Não enxameie os seus sentimentos deixando-se levar pelo barulho das baionetas, pelo barulho dos grilhões, pelos encarnados sonolentos e sedentos de amor,de paz;

Não deixe meus irmãos,que o sol se apague, que a esperança que vibra em ti,morra...
Que o desamparo ou o desalento machuquem seu coração...
Lembre-se não se pode ajudar um ferido, se da mesma forma estiver!

Oriente-se pelos ensinamentos de Jesus, caminhe na luz, fortaleça-se no bem, tente ser bom,você sabe como...

Não cobre tanto a perfeição nos mais próximos, nem em você!

Alimente-se com o mel que jorra da prática da caridade. Seja feliz, sinta-se feliz faça o que puder para ajudar o outro, mas não sofra tanto se o outro ainda não te entendeu, enfim, tenha paciência,determinação, consciência desperta no bem, ação no amor.

E verá que tudo tomará o rumo certo, até porque o certo, muitas vezes, nos parece incerto.

Fica com Deus e segue calmo e confiante, Jesus nos vê e nos acompanha!

Um espírito amigo.
Mensagem recebida na reunião mediúnica do dia 29/03/2011.

PALESTRAS EM ABRIL

Segue a relação dos palestrantes e temas do mês de Abril

DATA EXPOSITOR TEMA
02/04 José Pereira O Consolador prometido
09/04 Severino Neto Origem e natureza dos espíritos
16/04 Rossandro Klinjey A verdadeira consciência cristã
23/04 Raimundo Nonato A alma após a morte
30/04 Conceição Carreiro Mediunidade e vida

DIA MUNICIPAL DO LIVRO ESPÍRITA



Nos dias 16 a 18 de abril do corrente ano, o movimento espírita de Patos (Coordenação Espírita do Sertão) estará realizando as comemorações concernentes à publicação do "Livro dos Espíritos" que marca o advento da Doutrina Espírita no mundo.
No dia 16 no Fórum Ernany Sátiro, ocorrerá a palestra do espositor Espírita Rossandro Klingey intitulada "A verdadeira consciência cristã" e a presença dos Grupos musicais Semearte (Campina Grande) e o Coral Irradiando Luz (Patos). No Domingo palestra no C. E. Cícero Bezerra e na segunda feira na Praça conhecida antigamente como Coreto I, feira e exposição de Livros Espíritas.
Participe e reflita sobre as questões essenciais da nossa existência neste planeta.